Dia 07 de janeiro aconteceu a Assembleia ordinária da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Estuário Timonha e Ubatuba (APEMTU) na sede da Colônia de Pescadores de Chaval. Estavam presentes 08 sócios: de Bitupitá, Leitão, Chaval e Cajueiro da Praia. Os temas discutidos foram a avaliação dos trabalhos de 2016, planejamento prévio para 2017, revisão dos encaminhamentos da última reunião de 2016 e encaminhamentos.

A Assembleia foi coordenada por Paulo Airton, presidente e teve a secretaria realizada pelo Patinho. Definiu-se fazer a avaliação de 2016 numa próxima reunião, com a presença de mais membros. Durante o período de novembro a janeiro a Diretoria Executiva esteve visitando alguns grupos produtivos juntamente com a CIA. Estas visitas foram para acompanhar a situação dos grupos, animar os participantes e discutir a devolução dos recursos para o Fundo Rotativo. Esta situação foi avaliada como bastante complicada apenas um dos pescadores até agora efetuou a devolução. Serão necessárias mais visitas para discutir com os grupos cada situação. Em novembro foi encaminhado projeto para manutenção e formação dos sócios da APEMTU que não teve resposta até o agora.

Para o planejamento de 2017 foi encaminhado retomar o contato sobre o projeto enviado, elaborar um projeto para comercialização de pescado para Bitupitá via Projeto São José. Discutir a elaboração de novos projetos para os grupos. Articular a entrada de novos sócios, com a proposta de aumentar um por localidade onde a APEMTU tem sócios hoje. Esse número somará mais 6 novos sócios. Também foram encaminhadas a finalização da prestação de contas de 2016 e negociado com um contador a Declaração de Imposto de Renda da APEMTU e do Presidente e Tesoureiro.

Ao final foi cobrado dos sócios que se coloquem em dias com as mensalidades, pois muitos estão atrasados. Também foi escolhido Patinho para representar a APEMTU junto ao Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba.