No último dia 26, o projeto Pesca Solidária recebeu, na Base do Projeto Peixe-boi/ICMBio, discentes dos cursos de eletrotécnica, software e edificação do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Parnaíba-PI.

Na ocasião, a bióloga Liliana Souza apresentou a metodologia da pesquisa de estimativa populacional do peixe-boi, através de uma roda de conversa. Também foi discutido a bioecologia e importância da espécie para o meio ambiente. A pesquisa é realizada no estuário dos rios Timonha e Ubatuba, localizado na divisa dos estados do Piauí e Ceará.

Além disso, a bióloga Kesley Paiva apresentou aspectos da biologia de tartaruga marinha. Outros assuntos importantes foram debatidos juntos aos discentes e docentes, como a pesca, conservação no Brasil e o papel de todos na proteção do meio ambiente e uso racional dos recursos. Em seguida, os alunos foram acompanhados à Sala de Ciências, que possui materiais biológicos diversos, como peixes, tubarões, tartarugas marinhas, golfinhos, cavalos marinhos, crustáceos e outros.

Segundo Kesley, esta ação contribui para a sensibilização do público: “Atividades como essa proporciona o conhecimento das espécies e/ou ecossistemas e a partir do entendimento quanto a sua importância, passamos a atuar na proteção e ainda ser um multiplicador dessas informações, ampliando a rede de colaboradores na proteção do meio ambiente”.