destaque


logo

O PROJETO

O Pesca Solidária é um projeto executado pela Comissão Ilha Ativa (CIA) com recursos da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, que atua na recuperação e conservação de espécies nos ambientes costeiros, marinhos e de água doce dos estuários dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa dos estados do Piauí e Ceará. O projeto intervém para que as comunidades desenvolvam sua atividade extrativista pesqueira em equilíbrio com o meio ambiente, ao atuar em três frentes principais: gestão participativa, pesquisa e geração de renda.

 

O estuário dos rios Timonha e Ubatuba é um dos principais berçários de peixes e crustáceos e é reduto para espécies marinhas brasileiras em extinção ou sobrepesca, dentre elas, o peixe-boi marinho, a tartaruga marinha e o mero. Conservá-lo é uma estratégia essencial para manutenção da vida marinha local e do sustento de famílias de pescadores artesanais e de pequenas comunidades.

 

Com o intuito de incrementar as condições de pesca no estuário sem comprometer a conservação dos recursos naturais, desde 2004, instituições ambientais buscam construir um “Acordo de Pesca” com participação das comunidades de pescadores (as) dos municípios de Cajueiro da Praia/PI, Chaval/CE e Barroquinha/CE. Em 2010, a CIA organizou uma coalizão de instituições para a execução de um projeto denominado “Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba”, que discutiu propostas para a melhoria da pesca. Apesar de obter avanços importantes na discussão da atividade pesqueira e conservação ambiental com envolvimento dos pescadores (as), o projeto esbarrou em falta de informações técnicas a respeito dos recursos pesqueiros e do ambiente do estuário, o que ficou nítido a necessidade de alternativas de geração de renda para estas comunidades.

 

De acordo com as frentes do projeto, a gestão participativa ocorre com a organização comunitária com foco em atividades produtivas e a partir da criação de espaços de decisão compartilhada, voltada à atividade pesqueira. A pesquisa tem como objetivo principal o estudo dos recursos aquáticos e da qualidade da água, ou seja, pesquisas com peixes (monitoramento da pesca, espécies, período reprodutivo, hábitos alimentares), peixe-boi, aves e o monitoramento sobre parâmetros bióticos e abióticos da água. Além disso, será construído banco de dados a partir do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e realização de educação ambiental de forma transversal ao projeto. Na geração de renda é discutido formas de incrementar a produção pesqueira em qualidade e não em quantidade de pescado extraído, a partir de técnicas de conservação e manutenção da qualidade durante sua comercialização; além da busca de alternativas de renda de baixo impacto, com capacitações e intercâmbios para que os pescadores e pescadoras possam conhecer outras experiências e, a partir dessas, construir novas alternativas de renda.

 

Em continuação às ações realizadas em 2010, o projeto foi construído em parceria e com apoio das principais representações locais ligadas à pesca e participação da maioria dos pescadores. As instituições parceiras participaram de diversas oficinas com as comunidades e se comprometeram na execução de atividades relacionadas à sua expertise. O projeto pretende fortalecer a gestão participativa com manejo consciente e sustentável dos recursos naturais locais, baseados em pesquisas de campo e no conhecimento tradicional, com possibilidade de incremento da produção pesqueira e geração de renda em atividades produtivas de baixo impacto.

 

logo

ÁREA DE ATUAÇÃO

Estuário dos rios Timonha e Ubatuba, municípios de Cajueiro da Praia/PI (sede do projeto), Chaval/CE e Barroquinha/CE.

 

earth

Fonte: Google Earth. Adaptado por Jailson Leocadio.

 

 

logo

EQUIPE

Coordenação Geral
Colegiado

 

Coordenador de Comunicação
Francisco das Chagas Brandão (Jornalista)

 

Gerente de Mídias Sociais
Ismael Cavalcante de Sousa; Jailson Nunes Leocadio (apoio)

 

Coordenador Financeiro
Mario Lucio de Moraes Damasceno (Bacharel em Administração)

 

Coordenadora de Pesquisa
Francinalda Maria Rodrigues da Rocha (Bióloga, Msc em Desenvolvimento e Meio Ambiente)

 

Coordenadora de Educação Ambiental
Ana Maria Brandão (Bióloga)

 

Coordenador de Monitoramento de Aves
Alberto Campos
Jason Alan Mobley

 

Apoio Técnico em Geração de Emprego e Renda
Ana Cristina Marinho Campos (Bióloga)
Maria de Fátima Vieira Crespo (Economista, Msc em Desenvolvimento e Meio Ambiente)

 

Apoio Técnico em Peixe-boi
Kesley Paiva (Bióloga)

 

Apoio Técnico no Diagnóstico e Monitoramento da Pesca
Liliana Oliveira Souza (Bióloga)
Rodrigo de Salles

 

Apoio Técnico no Ordenamento Pesqueiro
Heleno Francisco dos Santos (Auxiliar Administrativo)
Patrícia Passos Claro (Cientista Social)
Neuza Maria Gonçalves (Geógrafa)
Silmara Erthal (Analista Ambiental, Oceonóloga)

 

Pesquisa com Qualidade de Água
Janaina Mitsue Kimpara (Zootecnista, Dra. Em Aquicultura)
Ruceline Paiva Melo Lins (Bióloga, Dra. Em Recursos Naturais)
Laurindo A. Rodrigues (Zootecnista, Dr. em Aqüicultura)
Alexandres Kemenes
Waldemir Queiroz
Carlos Eduardo

 

Pesquisa com Análises Histológicas
Alitiene M. L Pereira (Aquicultora, Dra. em Aqüicultura)

 

Pesquisa com Reprodução da Ictiofauna
Cezar A. F. Fernandes (MSc em Recursos Pesqueiros e Aquicultura)

 

Pesquisa com Alimentação da Ictiofauna
Francisca E. A. Cunha (Dra. em Ciências Biológicas)

 

Pesquisa com Reprodução da Ictiofauna
Fabíola H. S. Fogaça (Zootecnista, Dra. em Aqüicultura)

 

Pesquisa com Identificação da Ictiofauna
Filipe A. G. de Melo (Biólogo, Dr. em Zoologia)

 

Pesquisa com Abundância de caranguejo-uçá
João Marcos de Góes (Biólogo)

 

logo

PARCEIROS

 

AQUASIS
A Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada no Ceará em abril de 1994, cuja missão é evitar perdas de biodiversidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável. A Aquasis contribuiu para a concepção do projeto Pesca Solidária, e irá conduzir as ações de monitoramento de aves costeiras para identificar espécies ameaçadas e migratórias, determinando sua sazonalidade, abundância e riqueza de espécies; além de apoiar tecnicamente os estudos de ecologia e conservação do Peixe-boi marinho.

 

Embrapa Meio-Norte
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada em 26 de abril de 1973. Sua missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. No Pesca Solidária contribuirá na realização de pesquisas abordando a caracterização da água marinha e estuarina e das espécies de pescado nos principais pontos de desembarque pesqueiro do estuário dos rios Timonha e Ubatuba.

 

ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais. No Pesca Solidária atua no apoio técnico ao ordenamento pesqueiro, onde é discutido a elaboração de um zoneamento participativo (das áreas de pesca, áreas de exclusão, áreas de manejo especial, etc), da regulamentação de períodos e artes-de-pesca adequados para cada zona proposta, e do monitoramento das ações executadas.

 

IFCE - Campus de Acaraú
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) produz, dissemina e aplica o conhecimento tecnológico e acadêmico para formação cidadã, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional. No Pesca Solidária atua no apoio técnico, diagnóstico e monitoramento da pesca, que dentre as atividades desenvolvidas cita-se a avaliação da produtividade dos principais sistemas de pesca e o controle do desembarque ou estatística de pesca.

 

UESPI – Campus de Parnaíba
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi formada a partir dos passos dados em 1984, por meio da Lei Estadual nº 3.967 que instituiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí – FADEP, entidade mantenedora dos Centros de Formação de Recursos Humanos para o ensino da rede pública estadual em nível superior, Centro de Teleducação, Centro de Pesquisa. Hoje é uma das principais Instiuições de Ensino Superior do Estado e contribui para a formação qualificada, através do ensino, pesquisa científica e extensão. No Pesca Solidária, atuará no eixo de Pesquisa Científica, na identificação das espécies de peixes.

 

UFPI – Campus de Parnaíba
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma instituição federal de Ensino Superior mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí - FUFPI (criada pela Lei nº 5.528, de 12/11/1968) e é financiada com recursos do Governo Federal. Sua missão é propiciar a elaboração, sistematização e socialização do conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico adequado ao saber contemporâneo e à realidade social, formando recursos que contribuam para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural local, regional e nacional. No Pesca Solidária atuará com apoio técnico no eixo de fortalecimento de organizações sociais, nas pesquisas com variáveis abióticas (qualidade da água), comunidade de fitoplâncton e zooplâncton, taxonomia, dieta e reprodução da ictiofauna.

 

 

 


 

logotipos

|

INSTITUCIONAL

  • O PROJETO
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
  • EQUIPE
  • MARCA
  • PARCEIROS

|

|

MULTIMÍDIA

  • IMAGENS
  • VÍDEOS
  • ÁUDIO
  • MAPAS

|

PUBLICAÇÕES

  • PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
  • MATERIAL DIDÁTICCO
  • PEÇAS PROMOCIONAIS

|

icons

+55 (86) 9479.3825 - Coord. Comunicação

+55 (86) 9969.0066 - Coord. Geral

+55 (86) 9802.9495 - Comissão Ilha Ativa

 

Base do Peixe-Boi - Cajueiro da Praia (PI)

pescasolidaria@gmail.com


Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados ao Projeto Pesca Solidária.

Desenvolvido por Júlio Mello e Igor Soares.